Manter o estoque organizado é essencial para garantir segurança, evitar desperdícios e proteger seu lucro — especialmente quando falamos de alimentos sem glúten.
Confira este checklist e veja se sua empresa está com tudo em dia:
1. Separação por categoria
Mantenha produtos sem glúten sempre isolados dos demais — longe de farinhas, massas e itens que possam gerar contaminação cruzada. Para garantir a segurança, higienize a embalagem dos produtos com álcool 70% líquido ao entrar na sua cozinha. Em caso de pouco espaço no estoque, priorize insumos sem glúten nas prateleiras de cima, para que farinhas e outros ingredientes com glúten não caiam sobre eles.
Evitar contaminação em alimentos sem glúten evita retrabalho, descarte de lotes inteiros e prejuízos com clientes insatisfeitos.
2. Rotulagem clara
Identifique cada item com data de abertura e validade bem como informação de risco de contaminação (quando aplicável).
Com produtos identificados corretamente, você garantirá que eles serão utilizados da forma correta e que não haverá desperdício.
3. Sistema PEPS – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai
Use sempre os produtos mais antigos primeiro — isso evita perdas e mantém a segurança alimentar.
Ao aplicar este método e controlar prazos de validade, uma cozinha pode ter uma economia direta de até 80% nas perdas mensais.
4. Controle de temperatura e umidade
Com auxílio de um termômetro específico para uso em cozinha industrial, monitore a temperatura dos equipamentos de refrigeração e congelamento e armazene os insumos e produtos de acordo com as condições ideais de cada um (principalmente os que contêm farinhas alternativas, que absorvem mais umidade). Assim, evita-se desperdícios e perdas.
5. Treinamento da equipe
Todos precisam entender a importância de manter o estoque limpo, separado e sem risco de contaminação cruzada.
Quando os colaboradores entendem como armazenar, manipular, porcionar, preencher as planilhas de controle (recebimento de insumos e monitoramente de temperatura) há menos erros e sobras – uma economia grande especialmente quando se trata de ingredientes que são mais caros (como mix de farinhas sem glúten).
6. Organização da cozinha
Uma equipe que encontra tudo com facilidade ganha tempo – e tempo é dinheiro!
Com um leiaute de cozinha que organiza a disposição dos insumos conforme necessidade de uso (geladeira perto da área de produção, por exemplo) diminui o tempo de deslocamento para buscar os insumos.
Além disso, com um estoque organizado e etiquetado à sua disposição, a equipe encontra rapidamente o que precisa e evita abrir novos pacotes desnecessariamente. Isso reduz duplicações de compra e sobra de ingredientes.
Uma equipe que gasta 15 minutos por preparo se deslocando ou procurando ingredientes, pode reduzir esse tempo para 5 minutos com um leiaute e um estoque bem estruturado.
Em uma rotina de 20 preparos por dia, são 3 horas de trabalho economizadas diariamente, que podem ser convertidas em maior produção ou menor custo de mão de obra.
Marcas que demonstram cuidado e segurança alimentar conquistam a confiança de clientes com restrições alimentares — um público fiel e disposto a pagar mais por produtos seguros.
Resultado: aumento de ticket médio e recorrência de compra!